10 Mai 2010

AKD™ Servo Drives Apresenta Suporte EtherCAT® Inédito Sem a Necessidade dos Dispositivos Adicionais de Hardware

Radford, Virginia, Estados Unidos, 10 de maio de 2010 – Os AKD™ Servo Drivesbaseados na Ethernet da Kollmorgen, possuem suporte total para barramentos de movimento EtherCAT®, sem a necessidade de placas de opção ou outros gateways, como é visto frequentemente nas opções da concorrência. Como essas capacidades do hardware base estão disponíveis "prontas para uso", o AKD maximiza a qualidade e a flexibilidade operacional enquanto reduz os custos e aumenta a área de uso total associada com a integração de hardware adicional. Além da EtherCAT®, atualmente, o AKD suporta o CANopen® e, em um futuro próximo, também suportará o Modbus/TCP.

"Como um protocolo aberto de rede verdadeiro, o EtherCAT apresenta novas dimensões de desempenho de rede e é uma perfeita adição para a solução de drive centrado em Ethernet líder industrial," disse Josh Inma, gestor de produto AKD, da Kollmorgen. "E com o AKD, CoE (protocolo de aplicativo CAN sobre EtherCAT) é firmemente integrado em nível do hardware graças ao suporte CAN embutido. Isso quer dizer que, construtores de máquinas não precisam de módulos de opção de pilhas ou gateways intermediários. A nossa implementação CoE também oferece um caminho de migração menos obstruído das redes de máquina CAN para alto desempenho das redes EtherCAT."

A Kollmorgen está a frente da tecnologia servo, líder de indústria, e é pioneira nos esforços dos servo-drives de base EtherCAT. A Kollmorgen é um membro original doGrupo Tecnológico EtherCAT, fundado em novembro de 2003.

Os servo drives da AKD apresentam o melhor desempenho da classe com flexibilidade líder de indústria, escalabilidade e gama de potência para obedecer as exigências de quase todas as aplicações; do torque básico e aplicações de velocidade à indexação, ao movimento programável multiaxial através da nova completa solução empresarial em automação de máquina- Kollmorgen Automation Suite™ . Como resultado, os construtores de máquinas são aptos a padronizar uma única família de drive com a mesma interface gráfica de usuário (GUI) pela gama de potência para apresentar um desempenho da máquina , uma produtividade e uma precisão otimizados pelos múltiplos aplicativos, enquanto reduz o tempo de engenharia e custos associados com o estoque, o entendimento e a programação de múltiplos tipos de drives.

“O AKD é especialmente projetado com versatilidade, comunicações e potência que o OEMs precisa para expandir o desempenho da máquina e aumentar a velocidade de integração. O AKD facilita a verdadeira operação plug-and-play com os servo motores padronizados da Kollmorgen para obter um alto desempenho otimizado do sistema e rápida execução, em menor espaço e com menor custo, em vez de diminuir as opções de rendimento. As múltiplas opções disponíveis de conectividade Ethernet do hardware de base suportam uma variedade de protocolos abertos e fechados, sem a necessidade de cartões de opção em separado. E uma ampla faixa de potência, em um projeto menor e compacto proporciona aos construtores de máquinas o uso dessas unidades de disco robustas em uma só interface", explica Josh Inman.

O AKD Está disponível para operação 120/240 VCA ou 480 VCA, com uma faixa de potência de 3 a 24 Arms em corrente contínua e 9 a 48 Arms em pico de corrente. Os modelos com uma faixa de potência líder de indústria até 96 Arms em corrente contínua e 192 Arms em pico de corrente estarão disponíveis em 2010. A densidade de alta potência do AKD permite aos construtores de máquinas obter mais potência de uma unidade de disco tão pequena quanto 168mm x 57mm x 153mm. Como resultado, os OEMs podem reduzir o tamanho da sua máquina, ou aumentar a sua potência sem aumentar o seu tamanho. E com um hardware e interface comum por toda a faixa de potência da AKD, os construtores de máquinas também beneficiarão de comissionamento e resolução mais rápida de problemas.

O AKD é capaz, de uma forma única, de suportar uma variedade de dispositivos de realimentação e barramentos de movimento de Ethernet do hardware base, sem a necessidade de qualquer cartão de opção em separado. Atualmente, os dispositivos suportados de realimentação incluem Dispositivos Inteligentes de realimentação (SFD), Endat, BiSS, encoderes analógicos Seno/Cosseno, encoderes incrementais, HIPERFACE® e solucionadores. Como essas capacidades estão disponíveis "prontas para uso" do hardware base, o AKD maximiza qualidade e flexibilidade operacional, enquanto reduz os custos e aumenta a área de uso total associada com placas de opção integradoras.

O AKD fornece algoritmos patenteados para sintonia automática que ajustam automaticamente todos os ganhos, inclusive observadores de patente pendente. Esta funcionalidade avançada de sintonia automática também oferece respostas adaptáveis e imediatas para cargas dinâmicas e promete controle preciso de todos os tipos de motor. Além disso, a sintonia automática pode ajudar a superar designs mecânicos imperfeitos e ajuda os construtores de máquinas a solucionar até o quadro mais desafiador, compensando por transmissões e acoplamentos compatíveis que, em outras situações, poderiam comprometer o desempenho desejado da máquina.

Com uma resolução de até 27 bits, o AKD oferece as menores emissões de ruído da indústria para uma precisão aperfeiçoada da máquina. Além disso, um potente sistema de processador duplo executa os algoritmos auxiliares líderes de indústria com alta resolução, para os mais rápidos tempos de estabilização. Uma vez que, o AKD fornece atualizações de voltas de torque em 0,67 μs, enquanto as voltas de velocidade e de posição lideram o mercado a 62,5 μs e 125 μs, respectivamente, essas unidades de disco acomodam, imediatamente, as condições de carga de mudança para um desempenho líder na indústria.

A GUI fácil de usar do AKD exibe um osciloscópio de software de seis canais em tempo real para colocação e diagnóstico mais rápidos. Um diagrama de Bode multifuncional permite aos usuários rapidamente avaliar o desempenho, enquanto a funcionalidade de preenchimento automático dos comandos programáveis grava os nomes de parâmetro procurados. A captura a um clique e a partilha de diagramas de programas e configurações de parâmetros permitem aos usuários enviar instantaneamente os dados do desempenho da máquina.

"O AKD torna tão fácil monitorar o desempenho e o compartilhamento de informações do sistema que não se exige virtualmente nenhum esforço para manter um motor e o sistema de drive da Kollmorgen em funcionamento, e a interface amigável ao usuário por toda gama de potência torna o comissionamento e as interações gerais um processo realmente intuitivo", diz Inman.

Outros recursos e benefícios adicionais:
• O controle de processador de sinal digital dá suporte a passos repetíveis e confiáveis
• Os conectores terminais parafuso em I/O permitem uma instalação rápida e fácil
• O I/O isolado opticamente reduz ruídos e elimina a necessidade de um hardware adicional
• Qualificação em SIL, sobretensão, corrente e detecção de temperatura para confiabilidade adicionada
• Placas de opção que aumentam I/O disponível e adicionam NVRAM
• Potência no processamento que propicia capacidade de controle da máquina de multi-eixos

O AKD é classificado pela operação em temperaturas ambiente que variam de 0°C a 40°C (até 55°C com desratização) e eleva um robusto MTBF maior do que 340.000 horas. Elas atendem aos padrões Categoria 3/SIL2 E RoHS, obedecem às exigências de isolamento do IEC60601, estão listadas na UL e levam a marca CE.

A largura e a profundidade dos recursos apresentados pelo AKD o tornam uma solução em drive ideal de alto desempenho dentre uma grande gama de aplicativos em um vasto número de indústrias, inclusive de embalagens, de conversão, de impressão, alimentícia, de bebidas, de material de formação, solar e médica.

SOBRE A KOLLMORGEN

Kollmorgen é a fornecedora líder de sistemas de movimento e componentes para construtores de máquina em todo o mundo, com mais de 60 anos de conhecimento em projeto de controle de movimento e aplicação.

Dentro da classe mundial de conhecimento em movimento, líder em qualidade industrial e profunda especialização na vinculação e integração de produtos padronizados e customizados, a Kollmortgen apresenta soluções inovadoras inigualáveis no desempenho, na confiabilidade e na facilidade de usar, propiciando aos construtores de maquinas uma vantagem irrefutável no mercado.

Para maiores informações, visite www.kollmorgen.com, email [email protected] ou ligue para 1-540-633-3545.