A Kollmorgen apresenta os servo drives AKD® BASIC. Essas unidades baseadas em Ethernet possuem um controlador de movimento de eixo único integrado, permitindo aos OEMs criarem uma máquina mais compacta e econômica do que é possível com uma configuração de unidade e PLC separada. As capacidades de perfil de movimento de cams, s-curve e free-form fornecidas pelo controlador de movimento integrado, combinadas com a simplicidade da linguagem de programação BASIC e um editor de programas integrado com ferramentas de depuração, permitem que os construtores de máquinas executem processos complexos de forma mais rápida.

"O AKD BASIC oferece o alto desempenho que os construtores de máquinas esperaram da família de servo AKD, com um controlador de movimento de eixo único integrado e fácil de usar que substitui efetivamente dois dispositivos por um", diz Reid Hunt, Gerente de Produto da Kollmorgen. "O servo drive AKD BASIC coloca o poder nas mãos do OEM permitindo que eles diferenciem ainda mais o desempenho da máquina para satisfazer as demandas únicas de seus clientes, sem o tempo e o custo associados aos componentes de movimento personalizados do fornecedor." Tendo o controle da máquina integrado diretamente na unidade permite que engenheiros de projeto eliminem alguns PLC pequenos a médios da máquina. Isso reduz a quantidade de fiação, o número de componentes e o espaço do painel dedicado, permitindo que os OEMs reduzam o custo e o tamanho de suas máquinas. O AKD BASIC também funciona bem em máquinas que ainda exigem um PLC com múltiplas interfaces, incluindo comunicações de E/S digitais e Ethernet.

O controlador integrado de movimento de alto desempenho também pode ajudar os usuários a executar processos mais complexos e aumentar o processamento da máquina em aplicativos de eixo único. As rotinas de interrupção rápida e as declarações condicionais garantem a execução rápida do programa, que é a chave para o acoplamento do movimento e do controle da máquina. Essas rotinas e instruções são verificadas a cada 250 microssegundos. Os usuários também funcionarão rapidamente porque a linguagem de programação BASIC fácil de aprender simplifica o controle do fluxo do programa para reduzir significativamente o tempo necessário para completar o código do projeto. Além disso, um recurso de bloqueio do código fonte ajuda os usuários do AKD BASIC a proteger seus projetos de máquinas e IP, a funcionalidade que ajuda ainda mais os construtores de máquinas a alcançar e manter uma vantagem competitiva. Com o AKD BASIC, os OEMs podem aproveitar as capacidades de engenharia da Kollmorgen para alcançar variantes de produtos personalizadas que oferecem desempenho diferenciado da máquina de forma mais rápida e econômica e sem riscos associados a soluções personalizadas.

"Para tornar mais fácil para os OEMs criarem melhores soluções de máquinas para seus clientes, oferecemos um ambiente de programação BASIC inovador com o Kollmorgen WorkBench. Com o WorkBench, há apenas um pacote de software para usar para todas as tarefas de configuração, ajuste e gerenciamento da unidade, além da programação de controle de movimento e máquina", explica Hunt. Um editor de programação está integrado no mesmo AKD WorkBench como o resto da família AKD servo drive, e nenhum pacote de software adicional é necessário. O editor de programas de fácil utilização fornece funcionalidades de sincronização, auto-completa, auto-format e código para um desenvolvimento mais rápido. O editor do programa também inclui ferramentas de depuração que permitem pontos de interrupção e controle do programa passo a passo. Uma versão de E/S expandida opcional de servo drives AKD BASIC está disponível. Com esta opção, conseguindo 20 entradas digitais totais e 12 saídas digitais totais, pode-se eliminar a necessidade de E/S remotas para reduzir os requisitos e custos de fiação. A versão de E/S expandida opcional também vem com um cartão de memória SD, permitindo que os usuários transfiram programas sem exigir um PC, simplificando a manutenção e a replicação de unidades.

Os servo-accionamentos AKD BASIC são um membro de uma abrangente família de servo AKD proporcionando escalabilidade programável para os clientes para que qualquer aplicativo possa ser resolvido com uma interface comum. Os servo-accionamentos AKD facilitam a verdadeira operação plug-and-play com servomotores Kollmorgen padrão, motores de direção direta e posicionadores lineares para obter um sistema otimizado e de alto desempenho pronto e funcionando rapidamente, em menos espaço e por menor custo do que as opções de menor desempenho . Várias opções de conectividade Ethernet disponíveis no hardware básico suportam uma variedade de protocolos, sem necessidade de cartões de opção separados. E uma ampla gama de potência em um design pequeno e compacto permite que os construtores de máquinas usem essas unidades robustas com uma única interface.

A Kollmorgen é uma fornecedora líder de sistemas de automação e componentes para fabricantes de máquinas em todo o mundo, com mais de 70 anos de design de controle de movimento e experiência em aplicações. Através do conhecimento de classe mundial em movimento, qualidade líder do setor e profunda expertise na articulação e integração de produtos padronizados e personalizados, a Kollmorgen fornece soluções inovadoras incomparáveis em desempenho, confiabilidade e facilidade de uso, dando aos fabricantes de máquinas uma vantagem de mercado irrefutável.