Ratingen, 17 de novembro de 2011 – A Kollmorgen apresenta os servo motores AKM1, os menores motores da família AKM™ de servo motores da empresa. O AKM1 possui freio, vários sistemas de feedback disponíveis, codificadores absolutos com uma tomada dupla rotatória supercompacta (YTEC). O AKM1 é o servo motor síncrono mais compacto em sua classe de desempenho e interrompe os movimentos adequados do eixo de maneira confiável - por exemplo, com alinhamentos verticais dos eixos - e faz com que as execuções de referência após a inicialização não sejam necessárias. Essa nova versão também minimiza os esforços de controle ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade e a confiabilidade – tudo isso com menores requisitos de espaço e energia. Com o AKM1, os engenheiros de máquinas e usuários podem otimizar ainda mais suas máquinas, obtendo assim vantagens competitivas significativas.

Graças à alta densidade de energia, inércia de pouca massa e menor desgaste, os modelos AKM1 – como todos os outros motores da linha AKM – oferecem alta eficiência que os diferencia significativamente dos servo motores síncronos convencionais. Com resultados idênticos, eles são de 30 a 50% mais compactos e de 10 a 30% mais leves. Isso permite que os OEMs criem máquinas menores, mais leves e com consumo de energia mais eficiente, com melhor dissipação de calor, durabilidade, disponibilidade e desempenho.

Os servo motores AKM1 estão disponíveis com várias opções de sistemas de feedback e enrolamentos. Codificadores absolutos de uma ou várias voltas estão disponíveis com a interface HIPERFACE®, além de transformadores, codificadores incrementais e SFD (Smart Feedback Devices, dispositivos de feedback inteligentes) para os modelos mais compactos – com flanges de 40 mm. O codificador de várias voltas sem bateria não serve apenas para medir o ângulo, mas também o número de rotações, permitindo, assim, que a posição atual seja determinada com precisão sem nenhuma execução de referência. Assim, as operações podem ser restauradas mais rápido depois de interrupções, como um corte de energia. Além disso, diferentemente de muitos modelos concorrentes, o freio opcional do AKM é um freio de mola, significativamente mais confiável que um freio magnético devido ao efeito da força de freio dos dois lados do disco.

Os servo motores síncronos AKM da Kollmorgen atingem uma eficiência correspondente ao IE4, a mais alta classe de eficiência de acordo com o novo padrão IEC 60034-30. Em média, eles precisam de 30% menos energia que os motores assíncronos tradicionais e oferecem eficiência excepcional em comparação com servo motores síncronos convencionais.

O momento de inércia significativamente menor oferecido pelas soluções AKM é notado especialmente em aplicações dinâmicas. Às vezes, ele é dez vezes menor que o dos modelos assíncronos, o que significa que exige consideravelmente menos energia para a aceleração. Para aplicações com velocidades que variam constantemente, alguns parâmetros podem ser melhorados em até 50% em comparação com soluções assíncronas. Isso se evidencia com um exemplo do setor de ferramentas de máquinas, em que a entrada de energia de um torno automático com 38 eixos foi reduzida de 5,36 KW para 3,12 KW e a saída de calor dos motores caiu de 2,7 KW para 1,3 KW.

Os motores AKM1 têm um tamanho de flange de 40 mm, o que, dependendo do modelo, gera torques estáticos que variam de 0,19 a 0,41 Nm. A velocidade máxima é de 8.000 RPM.

Sobre a KOLLMORGEN

A Kollmorgen é uma fornecedora líder de sistemas de movimento e componentes para construtores de máquinas em todo o mundo, com mais de 70 anos de conhecimento em design de controle de movimento e de aplicação. Por meio de seu conhecimento de nível internacional em movimento, qualidade líder no setor e profunda experiência na articulação e integração de produtos padronizados e personalizados, a Kollmorgen fornece soluções inovadoras e incomparáveis em desempenho, confiabilidade e facilidade de uso, o que garante aos fabricantes de máquinas uma vantagem irrefutável no mercado.

Para obter mais informações, visitewww.kollmorgen.com, email vertrieb@kollmorgen.com, telefone +49 (0)2102 9394 0