Ratingen, 15 de novembro de 2011 – Além de exibir suas habilidades em tecnologia de controle de movimentos, a Kollmorgen apresentará uma variedade completa de novas soluções na SPS/IPC/Drives 2011 (22 a 24 de novembro de 2011, feira de Nuremberg). As inovações em exibição no corredor 1, stand no. 1-550 incluirão o novo AKD™ PDMM (Master multieixos com drive programável), um servoamplificador com PLC de alto desempenho integrado e recurso de controle de movimento. Também serão exibidos os novos motores de torque sem frame e sem escova KBM™ series para aplicações exigentes de alto desempenho em espaços confinados, o módulo de economia de energia ESM da Kollmorgen e o servo motor síncrono compacto AKM1 com freio e codificador absoluto. Todas as soluções ajudam os engenheiros e usuários de máquinas a obter melhorias significativas de produtividade e disponibilidade, com redução de custos de materiais, manutenção e consumo de energia, o que oferece benefícios competitivos importantes.

Os servoamplificadores AKD PDMM permitem que os fabricantes de máquinas projetem máquinas com vários eixos com 20% menos componentes e 30% menos necessidade de espaço. As máquinas que utilizam o AKD PDMM são mais flexíveis, precisas e produtivas e podem ser personalizadas para diferentes aplicações com determinados requisitos de velocidade. Isso é possível graças à plataforma de desenvolvimento Kollmorgen Automation Suite™ integrada aos drives. Isso dá aos servoamplificadores um SPS de alto desempenho e o recurso de controle de movimento e permite que eles sejam programados de maneira muito rápida e simples através do ambiente de programação gráfica Pipe Network estabelecido. Além disso, as cinco linguagens padronizadas IEC 61131 estão disponíveis, com módulos de função de controle de movimento PLCopen para o controle de movimento. Cada AKD PDMM pode coordenar até oito eixos com AKD padrão em 250 μs. Como resultado, podem ser eliminadas interfaces e vários componentes caros, o que reduz os custos gerais do sistema.

A KBM é uma nova série de motores de torque sem frame e sem escova projetados para aplicações exigentes de alto desempenho em um espaço confinado – típica para o setor de embalagens, entre outros. Os servo motores KBM satisfazem as necessidades dos engenheiros de máquinas e usuários para a criação e utilização de máquinas com mais rendimento, menor geração de ruídos e maior vida útil. Esses motores também oferecem a confiabilidade e flexibilidade necessárias para a competitividade no mercado atual. Com os motores KBM, soluções de movimento perfeitamente personalizadas podem ser desenvolvidas de maneira rápida e econômica graças à ampla variedade de tamanhos e recursos de desempenho e projeto. Os motores de drive direto com eixo oco KBM oferecem densidade de potência extraordinariamente alta para possibilitar soluções de máquinas especialmente compactas.

Com o ESM (Energy Saving Module, módulo de economia de energia), a Kollmorgen oferece um módulo de capacitor que, em conjunto com o servoamplificador, pode armazenar energia durante a desaceleração e, subsequentemente, usá-la para a aceleração. Como resultado, as máquinas que utilizam o ESM consomem menos energia e funcionam de maneira mais confiável em regiões ou redes corporativas que sofrem com fornecimento de energia irregular. A nova solução também permite que todos os eixos sejam direcionados a uma posição de sua preferência em caso de falha da rede, eliminando acidentes e reparos caros. O ESM pode reduzir os custos gerais de operação, com um aumento correspondente de segurança, produtividade e qualidade da fabricação, permitindo que os engenheiros e usuários de máquinas melhorem sua posição competitiva.

O destaque final do SPS/IPC/Drives é a adição mais recente à família de servo motores AKM™, o AKM1. Com flanges com dimensão de 40 mm, o AKM1 possui freio e está disponível com vários sistemas de feedback e codificadores absolutos diferentes. O AKM1 é o servo motor síncrono mais compacto em sua classe de desempenho e interrompe os movimentos adequados do eixo de maneira confiável – por exemplo, com alinhamentos verticais dos eixos – e faz com que as execuções de referência após a inicialização não sejam necessárias. O AKM1 também minimiza os esforços de controle ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade e a confiabilidade – tudo isso com menores requisitos de espaço e energia.

Como todos os outros motores da linha AKM, os modelos AKM1 apresentam uma densidade de energia especialmente alta, pequenos momentos de inércia e pouco desgaste, o que gera a alta eficiência que os diferencia dos servo motores síncronos convencionais. Com resultados idênticos, eles são de 30 a 50% mais compactos e de 10 a 30% mais leves que as opções da concorrência. Isso permite que os OEMs criem máquinas menores, mais leves e com consumo de energia mais eficiente, com melhor dissipação de calor, durabilidade, disponibilidade e desempenho.

Sobre a KOLLMORGEN

A Kollmorgen é uma fornecedora líder de sistemas de movimento e componentes para construtores de máquinas em todo o mundo, com mais de 70 anos de conhecimento em design de controle de movimento e de aplicação. Por meio de seu conhecimento de nível internacional em movimento, qualidade líder no setor e profunda experiência na articulação e integração de produtos padronizados e personalizados, a Kollmorgen fornece soluções inovadoras e incomparáveis em desempenho, confiabilidade e facilidade de uso, o que garante aos fabricantes de máquinas uma vantagem irrefutável no mercado.

Para obter mais informações, visitewww.kollmorgen.com, email vertrieb@kollmorgen.com, telefone +49 (0)2102 9394 0